quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Novos "modelos" de família?

Esclarecimento: Antes de tudo, não estou aqui para criticar nenhuma pessoa ou família, qualquer que seja seu estado atual. Este artigo é apenas uma exposição de fatos da época que estamos vivendo, e uma crítica ao que a sociedade, em geral, cada vez mais considera "normal".


Todo nós sabemos que a Sagrada Família é o exemplo de família cristã a ser seguido. Hoje, 26/01/2011, uma matéria publicada na Folha de São Paulo mostra a realidade em que estamos vivendo, com abuso de divórcios e vários casamentos durante a vida. A matéria, na íntegra, você confere aqui: "Superação da família nuclear cria novos modelos de relacionamento". 

A seguir, retiro alguns trecho que achei mais importantes, os quais demonstram que a realidade em que vivemos, de separações, uniões sem casamento, vários casamentos na vida (casar / "descasar" / casar novamente / "descasar" novamente / etc) só causam a perda dos valores da família, essenciais para  o cristão, e a confusão, principalmente para as crianças, as quais não tem nenhuma parcela de culpa pelas situações a que são expostas.

"Meu filho pergunta por que estamos separados e nos beijamos, e os pais dos amigos dele estão separados e não se beijam"
Mônica Fontes, professora, 33

"Sempre quis ser mãe, mas acabei tendo vários casamentos, todos duraram mais ou menos um ano."
Joana Ceccato, 40, acaba de fazer fertilização in vitro


"Ele é curioso e tem uma cabeça boa. Gosta de ter família grande. Só acho que, às vezes, fica confuso. Outro dia, teve que fazer uma árvore genealógica na escola e pediu ajuda da mãe. Não sabia se colocava os tios antigos ou os atuais."
Cristina Vasconcellos, 58, professora de dança, falando sobre seu neto

"Hoje, não adianta a gente achar que tem que casar e ficar junto para sempre. Não é mais assim. O mundo está diferente."
Cristina Vasconcellos, idem acima

O pai de Daniel também já tinha um filho quando ele nasceu e acabou de ter outro. O avô dele se casou de novo, e sua mulher está grávida. Quando questionado sobre como ele chama as ex-mulheres do seu pai ou então sua nova avó, ele diz: "Pelo nome, ué".
Daniel, 10, neto de Cristina Vasconcellos

Isso nos mostra o quanto o menosprezo do sacramento do Matrimônio e seu caráter indissolúvel gera confusão, desordem, e afastamento da doutrina da Santa Igreja Católica. Oremos para que a família tome seu devido lugar na vivência da moral cristã.



Oração à Sagrada família

         Jesus, Maria e José, modelos perfeitíssimos de recolhimento, caridade e humildade, alcançai-nos a graça de imitarmos as sublimes virtudes que praticastes na terra e dignai-vos proteger a todos nós, que agora prostrados na vossa presença imploramos o vosso patrocínio. Lembrai-vos, ó Jesus, Maria e José, de que somos inteiramente vossos; defendei-nos, pois, de todo e qualquer perigo, socorrei-nos em nossas necessidades e dai-nos graças para nos mantermos constantemente na imitação da vossa santa Família, a fim de que, servindo-vos fielmente na terra, possamos depois bendizer-vos por toda a eternidade no Céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...