quarta-feira, 24 de julho de 2013

Comentários - Missa de abertura da JMJ e sequência

Fonte da imagem.
Ontem assisti pela Rede Aparecida à missa que deu início oficial para a Jornada Mundial da Juventude, em um local preparado na praia de Copacabana (o vídeo da missa inteira se encontra no final desta postagem). A seguir, comento apenas dois pontos positivos e negativos.

Pontos positivos:
1 - Na hora da comunhão, apesar de poucos terem feito reverência, os jovens que comungaram com o Arcebispo receberam a santíssima eucaristia diretamente na boca. Isto é algo que não deve ser perdido e, pessoalmente, vejo muitos jovens retomando esta maneira piedosa de receber o corpo de Nosso Senhor.



2 - Foi cantada uma música inteira em latim. Panis Angelicus, durante a comunhão.



Pontos negativos
1 - A enorme cruz do "presbitério" adaptado não continha a imagem do crucificado. Desta forma, há muita semelhança com as cruzes protestantes**. Fica a dúvida: será isto para não "escandalizar" os "irmãos" (sic!)? Algumas cruzes laterais também se apresentavam "vazias".


2 - Os cantores, sempre que podiam e, como muito se costuma ver por aí, batiam palmas, balançavam os braços e faziam coreografias. Impossível não saberem que estão diante da renovação do sacrifício do calvário, e não de uma cerimônia protestante**.



- "bônus" 
Como eu estava assistindo à missa pela Rede Aparecida, após seu término, começou a transmissão de um show sertanejo em frente à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Fiquei boquiaberto com um "padre" vestido de cowboy! Em pela transmissão nacional! Vestia preto, com colarinho romano, mas trajava chapéu, fivela e calça jeans "colada". 

Acaso não percebe que isto beira ao ridículo? Nem a veste talar é mais respeitada! Antes, deveria então não vestir nada que o identificasse como padre, como é fácil de vermos aqui em nosso Brasil "abençoado por Deus e bonito por natureza". Não use nada. É menos pior do que "inculturar" o hábito eclesial, usado por tantos santos católicos.

Fonte da imagem.
Fonte da imagem.

Para quem quiser assistir e tirar as próprias conclusões, o vídeo da missa completa é este:



---------------------
** OBSERVAÇÃO: Quanto à perda de seriedade (palmas e coreografias) refiro-me às denominações protestantes neo-pentecostais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...