quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Santo do dia - São Pedro Damião (21/02)

Protetor das pessoas com insônia e enxaqueca.

Biografia
Nasceu em 1007 em Ravenna, Itália. Filho mais jovem de uma grande família. Ficou órfão e foi viver com um irmão que o ensinou a trabalhar com rebanhos de suínos. Mais tarde outro irmão o levou para estudar em Fienza e Parma, onde foi professor. Vivia uma vida de estrita austeridade.
São Pedro Damião.

Sempre almoçava com algum pobre a sua mesa e fazia questão de servi-los.Certa vez foi visitado por dois monges de Fonte Avenlanna e eles contaram sobre seu modo de vida e ele, com 34 anos, foi para um monastério onde os irmãos viviam com eremitas em celas sem nada e dormindo sobre uma tábua. O regime era tão austero que a saúde de Pedro deteriorou. Mas ainda assim ele foi eleito Prior desta pequena comunidade e fundou mais cinco outras casas religiosas e ficou famoso pela sua atitude rígida contra a Simonia (venda de bens espirituais).

Foi convocado pelo Vaticano para fazer a paz entre as casas monásticas, o clero e os oficiais do governo, etc.

Foi indicado Bispo-Cardeal em Ostia pelo Papa Estevão IX.

Tentou restaurar a disciplina entre os padres e religiosos que ficavam mais e mais mundanos. Ficou famoso por um severo e bravo sermão que deu em um mosteiro, quando assistiu uma cerimônia onde os monges estavam lendo, assentados, o Divino Ofício.

Notável escritor escreveu centenas de cartas, sermões, biografias e poesias, inclusive algumas no melhor latim da época. Escreveu vários trabalhos sobre o Purgatório, a Eucaristia e a Paixão de Cristo.

Tentou se retirar para uma ermida, mas o Papa o chamou para ser Legatário Papal.

O corpo do grande Santo descansa na Igreja dos Cistercienses, em Fienza. Declarado Doutor da Igreja em 1828.


Oração a São Pedro Damião
Bendito sejas, Senhor nosso Deus, pelas pessoas que se esforçam em praticar o Evangelho com radicalidade. Bendito sejas, Senhor Deus, por São Pedro Damião, exemplo de santidade e austeridade. Dá-nos, ó Senhor, por intercessão de São Pedro Damião, firmeza para praticar a caridade, o maior entre os dons que nos envias, e se for para o nosso bem, concede-nos o que te pedimos (fazer o pedido), mas que se realize a Tua vontade e não a nossa. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Fontes:
São Pedro Damião. cademeusanto.com.br
Santos para todas as causas e necessidades. Editora Paulus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...