quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Até quando tanto modernismo, meu Deus?

Verão. Férias de Janeiro do ano de 2011. Minha família e eu, em nossa viagem, passamos uns dias na bela cidade praiana de Guaratuba-PR. Como é uma região litorânea, a sua colonização começou cedo. A “antiga” igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso teve sua construção iniciada no ano de 1768.

Hoje, quase 250 anos depois, ela está tombada como Patrimônio Artístico Nacional, recebendo muitos visitantes o ano todo. Atrás da “antiga” igreja Matriz, na mesma quadra, foi construída outra, totalmente diferente de sua antecessora.


Resolvemos ir à missa de Domingo na igreja “nova”, afinal, gostaríamos de conhecer o maior número de lugares possível durante nossa estadia fora. Logo na entrada, levei um susto: olhei para cima e vi várias luminárias, enfileiradas, em um teto rebaixado, na forma côncava. Um teto mais cool que o de muitas baladas por aí (Figura 1).

Figura 1: Destaque do teto da igreja.

Segui minha família e, caminhando pelo corredor, escolhemos um dos bancos do lado esquerdo do corredor central. Escutei um barulhinho. Olhei para cima, e ele vinha dos ventiladores. Lá, tinha um agradável sistema de ventiladores de umidade, aqueles que fazem com que gotículas de água atinjam uma maior parte do ambiente, tornando o ar mais fresco e úmido.

Neste ponto da trajetória, confesso que errei. Tinha abruptamente desviado minha atenção do motivo pelo qual eu estava ali, para prestar atenção nas luzes do teto rebaixado e no sistema de ventilação/aclimatação. Recompus-me. Afinal, eu estava ali para uma missa.

Olhei para o altar. Ele estava lá, no lugar central. “Que bom”, pensei. “As coisas novas pararam por aí.” Então, ergui o olhar um pouco, para enxergar o sacrário, e... Espera! Onde estava o sacrário? Será que a igreja estava em reforma? Não, pois a pintura das paredes estava em excelente condição, o imenso vitral com um cordeiro em mosaico também... Não tinha iluminação queimada, os ventiladores com umidade estavam todos trabalhando... Onde estava o sacrário, então?

Notei que um senhor fez reverência para o lado esquerdo do altar. Prestei mais atenção e... BINGO! Encontrei o sacrário. De todos os que eu já tinha visto, este era diferente. Ele estava à esquerda, muito longe do altar!

Contrastando com toda a pompa e modernidade da igreja, observei aquele sacrário de madeira, coberto com um tecido verde, à esquerda do altar, lá no cantinho (figura 2)... E pensar que, por séculos, altar e sacrário ficavam no mesmo lugar, inseparáveis, chamando toda atenção para si! Lugar do sacrifício, lugar do Deus transubstanciado. Enfim, no século passado, separaram o sacrário do altar. Agora, início do século XXI, afastaram-no ainda mais, deixando-o à esquerda, lá no cantinho...

Figura 2: Sacrário de madeira, coberto por tecido verde, no canto à esquerda da foto.
Diz a instrução Redemptionis Sacramentum:

CAPÍTULO VI
1. A conservação da Santíssima Eucaristia
[130] «De acordo com a estrutura de cada igreja e os legítimos costumes de cada lugar, o Santíssimo Sacramento será guardado em um sacrário, na parte mais nobre da igreja, mais insigne, mais destacada, mais convenientemente adornada e também», pela tranquilidade do lugar, «apropriado para a oração», com espaço diante do sacrário, assim com suficientes bancos ou assentos e genuflexórios. Atenda-se diligentemente, além disso, a todas as prescrições dos livros litúrgicos e às normas do direito, especialmente para evitar o perigo de profanação. (FONTE)

Mas... Se o sacrário estava lá no cantinho, tinha alguma coisa no lugar onde ele “deveria” estar?

Olhei para trás do altar e a resposta foi: SIM, tinha!

O que era?

Era um imenso ventilador, que ficava ligado o tempo todo, nas costas do padre! Claro né, cidade litorânea, muito sol, calor... O ventilador em funcionamento pode ser visto na figura 3, atrás do altar.

Figura 3: Ventilador atrás do altar. Onde foi parar o sacrário, mesmo?

Antes de iniciar a missa, uma música de acolhida. Bem animada, e com muitas palmas, no ritmo da música:

 Só estava faltando você aqui / bem-vindo à celebração...

“Bem forte!”
- pedia a cantora.

Nesse ponto eu já não me assustava mais. O que acontecesse, daí pra frente, não me surpreenderia.

Mas surpreendeu.

Uma das músicas de acompanhamento - se não me engano, a do ofertório – foi em ritmo de forró.

Forró numa missa?

É, forró numa missa.

Onde?

Em Guaratuba-PR, Janeiro de 2011.

O que é sacro e o que é secular? Ainda existe essa distinção? Será?

Pra Verdadeira Igreja Católica Apostólica Romana, existe, e sempre existirá. Meu medo é que, na ânsia por adaptar a “Igreja” ao “Homem”, acabemos desfigurando toda a beleza da tradição e ortodoxia católica.

Antes da bênção final, nos avisos, o padre nos disse para ficarmos tranquilos com o calor excessivo, pois logo logo seria instalado um agradável sistema de ar-condicionado no interior da igreja.

Sacrário? Este fica à esquerda, lá no cantinho. E de madeira!

Bênção final dada. Após o forró no meio da missa, na despedida foi a vez de outro ritmo bem popular: o samba. Isto mesmo! SAMBA. A canção na saída da missa foi marcada por um “adorável” samba.

Não voltei mais lá, nem tive notícias, mas há grandes chances do sistema de ar-condicionado já ter sido instalado, e estar refrescando todos os fiéis. Talvez o padre tenha até “aposentado” o ventilador de trás do altar. Enquanto isso, o sacrário de madeira continua à esquerda, no cantinho...

Por fim, mostro duas fotos muito parecidas. A primeira (Figura 4a), é da igreja onde assisti à essa missa. A segunda (Figura 4b) é da igreja da denominada “Igreja Adventista do Sétimo Dia”, em Curitiba-PR. Alguma semelhança???

(a)(b)
Figura 4: (a) Igreja católica, em Guaratuba-PR; (b) igreja protestante adventista do sétimo dia, em Curitiba-PR.


3 comentários:

  1. Deus nao habita em tendas nem em templos feito por mãos.Eterno Perfeito Princípio e Fim. ELE está acima das religiões.A igreja é só um lugar confortavél ou não. Bonito ou feio, onde devemos nos unir para ouvir a Palavra e para O adorar .Acho que ´é colocar Deus muito pequeno e aprisioná-lo em um lugar fechado como se Ele fosse comandado por nós .DEUS é Onipresente está em todo lugar e PRINCIPALMENTE dentro de nós. NÃO tem que ter um lugar fixo para ele ficar. COITADO de JESUS tem que ficar preso num cubículo(como se ele ficasse ali mesmo,quietinho,paradinho,esperando irmos a ELE.) JESUS JÁ SAIU DA CRUZ!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente essas construções luxuosas demais , é totalmente desnecessária.JESUS nos ensinou a simplicidade MAS o homem ainda é muito imperfeito para saber que nada disso tem valor diante de DEUS!!!!!O HOMEM PARECE QUE VIVE COMPETINDO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus nao habita em tendas nem em templos feito por mãos.Eterno Perfeito Princípio e Fim. ELE está acima das religiões.A igreja é só um lugar confortavél ou não. Bonito ou feio, onde devemos nos unir para ouvir a Palavra e para O adorar .Acho que ´é colocar Deus muito pequeno e aprisioná-lo em um lugar fechado como se Ele fosse comandado por nós .DEUS é Onipresente está em todo lugar e PRINCIPALMENTE dentro de nós. NÃO tem que ter um lugar fixo para ele ficar. COITADO de JESUS tem que ficar preso num cubículo(como se ele ficasse ali mesmo,quietinho,paradinho,esperando irmos a ELE.) JESUS JÁ SAIU DA CRUZ!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...