quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A música

Devemos pensar MUITO nas músicas que ouvimos. Essa história de ouvir a música só por causa da parte instrumental, que a letra não importa, não cola mais.

Aliás, nunca colou.


A música é um todo, e como um todo, qualquer parte (seja melodia, harmonia, ritmo) que mostre contradição ou incoerência já é suficiente para denegrir sua beleza.


Partitura de Bach para piano, comentada.


“O único fim, o único objetivo de toda música é o louvor a Deus e a recreação da alma. Quando isso se perde de vista, não pode haver mais verdadeira música, restam somente ruídos e gritos infernais”
Johann Sebastian Bach, 1738



Citação completa: O baixo continuo é o fundamento da música; com a mão esquerda se tocam as notas escritas em quanto com a direita se acrescentam consonâncias e dissonâncias o que produz uma harmonia agradável para o louvor de Deus e o legítimo prazer dos sentidos; pois o único fim da música é o louvor de Deus e a recreação da alma. Quando isso se perde de vista, não pode haver mais verdadeira música, restam somente ruídos e gritos infernais” (in “Pequena Crónica de Ana Magdalena Bach”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...