sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Contradições em uma matéria da Folha.com - Galileu e Evolucionismo

Ontem, 06/01/2011, a Folha, em sua versão eletrônica, publicou uma matéria intitulada: "Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16". (Eu poderia começar a escrever aqui sobre a não utilização dos algarismos romanos, quando refere-se ao nome de um papa, mas não é este o intuito deste post).

A matéria começa citando afirmações do papa sobre o universo e sua origem. Logo após, lembra que cientistas estão trabalhando no acelerador de partículas, a fim de tentar entender o "nascimento" do universo, e lembra que alguns ateus afirmam que a ciência pode provar que Deus não existe.

Até aí, nenhuma novidade.

Em seguida, após o subtítulo "Perguntas sem respostas", é que começa a falta de informação (fato que, diga-se de passagem, para um jornal de tamanha abrangência, é assustador). Se não é falta de informação, é pura ação proposital de disseminar mais mentiras contra a Igreja.

A seguir estão as citações, seguidas de algumas considerações.

Folha: "Bento 16 e seu predecessor, João Paulo 2º, procuram despir a Igreja da imagem de ser contrária à ciência - rótulo que ela ganhou quando condenou Galileu por ensinar que a Terra gira em volta do Sol, contestando as palavras da Bíblia."

A Igreja não condenou Galileu por ensinar que a Terra girava em volta do Sol, mas sim por afirmar conceitos que iam totalmente contra o que a Igreja sempre ensinou como verdade acerca da transubstanciação (presença real de Cristo) na Sagrada Eucaristia. Ninguém nunca foi condenado pela Igreja por acreditar que a Terra girava em torno do Sol, pois a Igreja nunca afirmou o Geocentrismo como uma verdade de fé.

"Galileu diante da inquisição", de Joseph Robert Fleury (1847).

Folha: "Galileu foi reabilitado, e hoje a Igreja também aceita a evolução como teoria científica e não vê razão pela qual Deus não possa ter empregado um processo evolutivo natural para formar a espécie humana".

1º - Galileu não foi "reabilitado". Foi condenado, cumpriu sua sentença em um confortável palácio, e as heresias defendidas por ele continuam condenadas até hoje.

2º - A Verdade ensinada pela Igreja é totalmente contrária à teoria da evolução (a qual, como o próprio nome já diz, se trata apenas de uma "teoria").

Folha: "A Igreja Católica deixou de ensinar o criacionismo (sic!) - a ideia de que Deus teria criado o mundo em seis dias, conforme descrito na Bíblia - e diz que o relato bíblico do livro do Gênesis é uma alegoria para explicar como Deus criou o mundo." (negrito e sublinhado meu)

A Igreja Católica NUNCA deixou de ensinar o criacionismo! Apenas ensina que o livro do Gênese não deve ser interpretado ao "pé da letra", como um livro científico, aliás nenhuma parte da Sagrada Escritura deve ser considerada como tal. A Bíblia é um livro que contém as revelações de Deus, e deve ser interpretado única e exclusivamente pela Igreja Católica. E é totalmente refutada a ideia de uma possível contagem direta para afirmar as datas da criação do homem ou do planeta Terra.

Folha: "Mas a Igreja é contra o uso da evolução para respaldar uma filosofia ateia que nega a existência de Deus ou qualquer participação divina na criação. Ela também é contra o uso do livro do Gênesis como texto científico."

A Igreja não só é contra o uso do evolucionismo como respaldo de algo, como também é contra a própria teoria em si, a qual não possui nenhuma comprovação científica, sendo contrária à ordem natural. A Igreja é contra o uso de qualquer parte da Sagrada Escritura para interpretação pessoal, para qualquer fim que seja.

Assim como um pergaminho com hieróglifos é para ser decifrado por um arqueólogo, um manual de cardiologia é para ser interpretado por um médico, e uma publicação científica é para ser lida por um cientista, a Sagrada Escritura deve ser interpretada e ensinada pela Igreja docente, ou seja, o clero. Por causa disso está escrito: "Como um espinho que cai na mão de um bêbado: assim é a parábola na boca do insensato" (Prov. XXVI, 9)


Por fim, cito algumas observações do prof. Orlando Fedeli (in memorian) na carta A condenação de Galileu, acerca da ciência e de Galileu:
"Deus é o revelador das verdades religiosas e o Criador de todas as coisas. Não pode haver, então, contradição no que Ele nos diz na revelação, e as leis que Ele estabeleceu no mundo criado, leis que a ciência vai descobrindo pouco a pouco."
"Galileu não foi condenado à morte, como falsamente se costuma dizer, e sim à prisão domiciliar, em um confortável palácio, de onde ele podia sair quando quisesse, ir visitar o Papa, e outros amigos, etc. Ele morreu bem sossegado em sua cama."

  • Para ler um resumo sobre os fatos que levaram à condenação do herege Galileu, clique AQUI.
  • Para saber mais sobre o evolucionismo, clique AQUI.

Um comentário:

  1. É lamentável ver como um jornal de tão grande porte usa de matérias tão medíocres que distorcem os fatos para denegrir a imagem da Igreja. :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...